Porquê que o fotógrafo não fornece fotos não editadas?



Este é um assunto um pouco polémico e quando se trata de fotografia - principalmente - de casamento, há algumas perguntas e pensamentos comuns, como por exemplo o porquê de a fotografia de casamento ser tão cara quando é só tirar fotos; o porquê de não ficar com as fotos todas; etc.

Com a fotografia de casamento, é necessário entender o que se está a pagar. Mas mais importante do que isso, é entender o seu valor.


Antes de aprofundar as razões pelas quais não são fornecidas todas as fotografias tiradas, é importante entender o motivo pelo qual se está a contratar um fotógrafo de casamento.

No entanto, o essencial é que este tipo de fotografia capta o vosso dia, capta momentos que talvez vocês nem reparem, emoções nos rostos dos vossos pais e familiares, aquele sorriso enquanto é feita a caminhada até ao altar, e muitos outros.



Porquê que o fotógrafo não nos vai dar as fotos todas?


Quando contrata um fotógrafo de casamento não está apenas a contratá-lo para prestar um serviço. Sim, o fotógrafo estará lá a fotografar o dia todo, mas para o fotógrafo isso é apenas uma pequena parte do trabalho.

Quando o dia terminar o fotógrafo vai embora, mas não fica por aí. Ainda vai editar as vossas fotografias durante dias, semanas a fio. Sabem que ao longo do dia foram tiradas centenas, se não milhares, de fotos.

Pretendem mesmo que as fotos simplesmente sejam impressas e entregues assim?

Sei bem que não. O fotógrafo não vos está a esconder nada.

O que está a fazer é nada mais, nada menos, do que montar e contar uma bela história.


Quando vemos um filme sabemos que foi editado, e às vezes, pode-se assistir a um final alternativo e também se podem ver cenas excluídas que não são necessárias para o filme ou enredo, mas depois, existe apenas um final que realmente reflecte a história e é isso que é utilizado. É como pedir a um escritor que apresente o seu livro em formato manuscrito, não editado, não corrigido, incluindo os parágrafos e capítulos que não foram cortados... e com o fotógrafo, é como pedir que entregue uma pen usb de imagens não processadas.



Quantas fotos um fotógrafo de casamento deve fornecer?


O fotógrafo vai com toda a certeza, tirar imensas fotos a cada momento.

Talvez cerca de 100 fotos só na chegada ao local da cerimónia, com os pais a levar os noivos ao altar. Algumas talvez estejam fora de foco, outras podem ter alguém à frente com o telemóvel, ou de alguém com olhos fechados. Será que interessa ter essas fotos? Isso é apenas parte do processo, as fotos também são processadas e ajustadas para obter o equilíbrio correcto.

Além de se pagar ao fotógrafo para tirar fotos também se paga para editá-las, garantir que são cortadas e ajustadas da melhor forma, que a cor e a exposição estão perfeitas.

As fotos que entram no álbum retratam um momento bonito, e dessa forma se conta uma história maravilhosa. Está também a pagar para o fotógrafo aplicar os seus conhecimentos e para garantir que que não é apresentada apenas uma pasta de centenas de fotos, mas um único álbum de uma bela história que mal podem esperar para a reviver.



P.S.: lembrem-se de que não estão apenas a pagar a uma pessoa para tirar fotos, mas a contratar alguém com experiência para captar e contar a história mais importante: a vossa.



0 visualização
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Vimeo - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Pinterest - círculo cinza

© Vânia Santos Wedding Photography, 2020 - All rights reserved

seal_bodas_pt_PT.png